A saúde oral nas grávidas

A saúde oral nas grávidas

Durante a gravidez, o seu corpo irá sofrer inúmeras transformações para assegurar que o seu bebé se desenvolve de uma forma saudável. Muitas vezes, as higiene oral é descuidada.


A gravidez enfraquece os dentes e por isso há maior risco de ter cáries?

Não. Durante a gestação pode haver agravamento das condições da má saúde oral, mas por si só, a gravidez não aumenta a incidência de cárie dentária.

Durante a gravidez os dentes enfraquecem porque há perda de cálcio para o bebé?

Não. O cálcio está presente nos dentes da mãe, de forma estável e cristalina. A gravidez não propicia aumento de incidência de cárie dentária.


A gengiva sangra mais na gravidez?

Sim. Devido a alterações hormonais a gengiva pode doer e sangrar facilmente, a sua situação agrava-se se não existirem cuidados adequados de higiene oral.


Em caso de dor de dentes que medicação pode ser feita?

Nunca se automedique. A grávida deve consultar um Médico Dentista para que lhe seja prescrita medicação ou efectuados os tratamentos dentários adequados que solucionem a situação dolorosa.


Uma grávida pode fazer qualquer tipo de tratamento dentário?

Sim. Mesmo que necessite de anestesia. Uma infecção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário. O ideal seria fazer consulta de medicina dentária antes da gravidez para prevenir infecções orais durante este período. As consultas devem ser de curta duração preferencialmente de manhã, sendo mais indicado o segundo trimestre de gestação.


A que nível a higiene oral da grávida pode influenciar a saúde do bebé?

A higiene oral é a mais eficaz medida preventiva para evitar infecções da cavidade oral. A mãe pode infectar o bebé por meio de microorganismos provenientes de doenças infecciosas como cárie dentária e doenças periodontais.

Quais os cuidados que devo ter?

  • Assegurar bons hábitos de higiene dentária, tais como, lavar os dentes com frequência e passar fio dentário, pelo menos, um vez por dia. Estes hábitos ajudam a eliminar a placa e bactérias dos dentes e gengivas, prevenindo cáries e gengivites.
  • Uma dieta equilibrada é fundamental. Por norma, as grávidas comem mais vezes o que pode aumentar a formação de placa. Por isso, opte por “snacks” mais saudáveis ou se comer alimentos com muitos açúcares, escove os dentes com maior frequência.


Bibliografia
Folhetos educativos - Ordem dos Médicos Dentistas


Escrito por Dra. Cátia Alves
Revisto por Dr. André Dinis



Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos