21 Factos impressionantes sobre seu bebé

21 Factos impressionantes sobre seu bebé

Desde muito cedo que um bebé tem capacidade para fazer muito mais que comer e dormir. 

(Re)descubra 21 factos impressionantes sobre o seu bebé:

  1. Alguns psicólogos ficaram surpreendidos ao descobrir que um recém-nascido pode ter um conhecimento muito elementar de física e matemática. Um bebé é capaz de perceber a diferença entre um, dois e três objetos. Se algum deles é levado ou adicionado, podem até saber quantos permaneceram. Os bebés mostram-se surpreendidos se algum for levado de forma inesperada!
  2. Os bebés estão sempre a ouvir,  mesmo antes de nascerem. Um bebé com apenas dois dias reconhece a voz da sua mãe, mesmo que o bebé ouça apenas uma única sílaba.
     
  3. Embora o seu bebé possa chorar ao nascer, normalmente não verá nenhuma lágrima por algumas semanas ou meses. As lágrimas podem aparecer às três semanas, mas alguns não as terão até aos quatro ou cinco meses de idade. As hormonas do stress são encontradas em lágrimas e libertá-las é uma maneira de o bebé se acalmar. Lágrimas de stress são exclusivas do ser humano, nenhum outro animal as possui.
     
  4. O seu bebé tem um choro específico que pode reconhecer logo após três dias do nascimento. Investigadores constataram que uma mãe pode reconhecer o choro individual do seu bebé, mesmo se houverem outros a chorar na sala.
     
  5. Quando um recém-nascido, logo após o nascimento, é colocado no abdómen da sua mãe, o bebé vai começar a usar os braços e as pernas para se arrastar lentamente para a mama para se amamentar. O recém-nascido agarra-se e começa a mamar sem ajuda.
     
  6. Nos primeiros três meses de vida do bebé, ele só consegue ver coisas que estão a uma distância de 20 a 25cm. Esta é a distância perfeita para o rosto da mãe enquanto o está a segurar e a alimentar, permitindo também que ele se concentre nas suas mãos e no resto do seu próprio corpo.
     
  7. Um bebé pode perceber o tom de voz e responder adequadamente a ele. Se falar com o seu bebé numa voz feliz, mas com um tom de medo, ou com uma voz agressiva com um sorriso, este provavelmente vai mostrar sinais de agitação.
     
  8. Se o seu bebé continuasse a taxa de crescimento do primeiro ano, ele teria mais de 70 metros quando se tornasse adulto!
     
  9. O cérebro do bebé duplica de tamanho no primeiro ano de vida, com um ano de idade tem metade do tamanho de um cérebro adulto.
     
  10. Cerca de 10 minutos após o nascimento, o sentido de audição do bebé é sofisticado o suficiente para que possa determinar de onde está a vir som.
     
  11. Um recém-nascido tem mecanismos de defesa para o ajudar a controlar a temperatura corporal. Se o bebé estiver com frio, irá mover-se mais para se aquecer. Se estiver com calor, abrirá os braços e as pernas para fora, como se estivesse a tomar banhos de sol! Se vir o seu bebé com algum destes comportamentos, verifique a temperatura.
     
  12. O bebé gosta do som do discurso humano. Esta é a razão pela qual a linguagem inicial centra-se em imitar palavras em vez de um telefone a tocar.
     
  13. Aos seis meses, o bebé pode distinguir o rosto de um humano de  um macaco. Aos nove meses, perdem a capacidade de distinguir entre os macacos, mas conseguem distinguir as diferenças nos rostos dos seres humanos.
     
  14. Logo após o nascimento, as pupilas de um recém-nascido dilatam. Isto ajuda a que os pais se apaixonem pelo seu novo bebé, sendo aquele um sinal de que o bebé acha os pais atraentes.
     
  15. Imediatamente após o nascimento, o bebé pode levar cinco a dez minutos a adaptar-se a algo novo no seu ambiente. Aos três meses, o bebé consegue adaptar-se em 30 segundos a dois minutos. Aos seis meses, adaptar-se-á em apenas 30 segundos.
     
  16. Um bebé pode sorrir instintivamente. Durante anos, os especialistas pensaram que o bebé sorria porque estava apenas a copiar as ações das pessoas ao seu redor, mas até os bebés cegos podem sorrir.
     
  17. O olfato do bebé é muito desenvolvido e usa-o para reconhecer os pais. Evite cheiros fortes como amaciador, perfume e champôs para ajudar o bebé a saber quem é.
     
  18. Um bebé de até 25 semanas pode responder ao toque, sendo este o sentido mais avançado do recém-nascido. O desenvolvimento do tato começa na cabeça e estende-se até aos dedos dos pés, e é por isso que os bebés põem as coisas na boca.
     
  19. Os pais usam um ritmo de fala simples e especial para atrair e manter a atenção do bebé. Este padrão da fala é instintivo e o bebé responde-lhe intensamente, o que incentiva os pais a continuarem a falar desta forma.
     
  20. O bebé liga-se às suas emoções e sentimentos, mesmo antes de nascer. Foi realizado um estudo com mulheres grávidas, em que as mesmas eram colocadas a ouvir diferentes tipos de música através de auscultadores e, em seguida, rastrearam os movimentos do bebé por ecografia. Se a mãe estivesse a ouvir música que ela gostava, os bebés mexiam-se mais. Enquanto que muitos bebés mexem-se quando a música está a tocar, os auscultadores significam que os bebés estão a reagir às emoções da mãe e não à música em si.
  21. O recém-nascido precisa de estar perto da mãe e todo o seu corpo foi projetado para ajudá-la a sentir-se segura. O nariz pequeno, olhos grandes, testa redonda, braços e pernas rechonchudas são todos projetados para desencadear uma resposta emocional que provoca uma sensação de amor e proteção ferozes, levando a mãe a fazer tudo ao seu alcance para mantê-lo aquecido e seguro. Da próxima vez que vir um desenho animado, preste atenção em como os artistas descrevem um bebé quando querem que ele pareça bonito. Muitas vezes, essas características são exageradas para causar uma resposta.

Texto adaptado por Ricardo Silva.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos