Estrias na gravidez, por Enf. Luisa Vicente e Enf. Mariana Paramés @maternity.happy

Estrias na gravidez, por Enf. Luisa Vicente e Enf. Mariana Paramés @maternity.happy

As estrias são um acontecimento extremamente comum. A distensão da pele ocorre de forma rápida, o que faz com que não consiga acompanhar o ritmo de expansão, sofrendo lesões nas suas fibras elásticas - resultando cicatrizes!

A zona abdominal é uma das zonas mais afetadas por um ritmo acelerado de expansão durante a gravidez, principalmente no terceiro trimestre que é quando o bebé cresce exponencialmente. Existem alguns fatores de risco que estão associados ao aparecimento das estrias:

  • Alterações hormonais da gravidez
  • Idade gestacional
  • Após a segunda metade da gravidez é mais frequente (mas já vimos muitas mamãs com estrias vermelhas no primeiro trimestre)
  • Grávidas mais jovens têm maior propensão
  • Pele mais firme e que quebra mais facilmente
  • Primiparas ou seja as “mamãs de primeira viagem” têm maior probabilidade de ter estrias
  • Tendência genética/familiar para formação de estrias
  • Existência de estrias prévias a gravidez
  • Ganho de peso na gravidez, tamanho do bebé ou gravidez gemelar

Perante estes fatores, as estrias poderão, ou não, ser evitáveis conforme a predisposição genética da grávida, no entanto, mesmo nos casos em que não é possível impedir o aparecimento de estrias em determinadas pessoas, é sempre possível adotar comportamentos que atenuem o seu desenvolvimento:

  1. Alimentação equilibrada, optar alimentos frescos e naturais, muitas vitaminas e fibras.
  2. Não cometer excessos alimentares que resultem num aumento da quantidade de tecido adiposo.
  3. Beber água de forma a nunca sentir sede e a urina ser sempre clara.
  4. Praticar atividade física adequada à fase da gravidez e ao estado de saúde, informe-se sempre com o seu médico para garantir qual o exercício mais adequado para si.
  5. Manter a pele limpa e hidratada.
  6. Tomar banho diariamente com água morna, pois a água muito quente torna a pele mais frágil e menos elástica e consequentemente mais propícia a desenvolver estrias.
  7. No último trimestre para lavar a zona do abdómen e umbigo prefira um creme de duche suave, pode até usar um de bebé.
  8. Ainda para a prevenção do aparecimento de estrias é aconselhado iniciar a aplicação de um produto anti-estrias desde as primeiras semanas de gravidez até dois meses após o nascimento do bebé.

Pensem que é um momento de auto cuidado, deve fazer parte da nossa rotina diária. Nem que demore apenas uns minutos mas quando espalharem o creme e a loção façam-no de forma consciente e com amor. Basta colocar o creme na mão e massajar suavemente na barriga em movimentos circulares à volta do umbigo, aproveitam para conversar com o bebé… após as 20 semanas já vão sentir o vosso bebé mexer e por isso fiquem atentas aos seus movimentos!

Nos seios, podem espalhar entre as axilas e o externo, bem devagar, para a pele absorver bem. E nas coxas, ancas e nádegas devem aplicar de baixo para cima, mas aqui podem aplicar com mais firmeza. Reserve um dia por semana para fazer este ritual de forma mais demorada… música, velas de aromas e a vossa skin care… se der, envolvam o vosso companheiro/a.

Enfermeiras @maternity.happy Enf. Luísa Vicente e Enf. Mariana Paramés

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos