Conhece verdadeiramente o detergente que usa na roupa do seu bebé?

Conhece verdadeiramente o detergente que usa na roupa do seu bebé?

A chegada de um bebé é sempre uma altura de grandes preocupações e escolhas e nem sempre se pensa nos detergentes para a roupa. A roupa está em contacto permanente com a pele sensível do seu bebé. Já olhou para o rótulo do detergente que usa na roupa do seu filhote?

Os detergentes que se usam na roupa contém muitas substâncias que limpam e amaciam a roupa, mas serão esses constituintes amigos da pele? Muitos estão classificados como irritantes para a pele, alguns podem causar problemas respiratórios e, no limite, alguns são cancerígenos. As grandes marcas alegam que a exposição é mínima e o risco é baixo. Em princípio, ninguém ingere os detergentes e nem o manipulam directamente com as mãos. Mas a roupa permanece longas horas em contacto com a pele. Talvez não saiba, mas a pele é um dos maiores órgãos do seu organismo e um com uma das maiores superfícies de absorção. Acredita mesmo que estes ingredientes nocivos não são absorvidos pelo seu organismo?

Existem centenas de ingredientes usados no fabrico de detergentes, mas existem alguns que, se possível, deve evitar:

Lauril Sulfato de Sódio (SLS) / Laureth Sulfato de Sódio (SLES)

O que faz?
O SLS é um surfactante, ou seja, permite que os detergentes penetrem melhor nas fibras da roupa.

O que pode provocar? 
Reacções alérgicas na pele e nos olhos. É considerado um irritante.

1-4 Dioxano

O que faz?
É um estabilizador, ou seja, ajuda a conservar outros ingredientes. Além disso faz espuma.

O que pode provocar?
É reconhecido como um provável carcinogéneo. Provoca irritação na pele e no sistema respiratório. Toxicidade em órgãos como o fígado e os rins. Muitas vezes não consta da lista de ingredientes, uma vez que se forma a partir de reacções químicas entre outros ingredientes. Se não estiver mencionado na lista de ingredientes, assumir que existe quando estão presentes o SLS/SLES (já mencionados) e compostos terminados em xynol, ceteareth e oleth.

Fosfatos

O que fazem?
Os fosfatos são amplamente utilizados em tudo o que serve para limpar, sejam detergentes para a roupa, detergentes para a loiça ou produtos de limpeza da casa de banho. Actuam como amaciadores da água, permitindo que se forme mais espuma, o que aumenta a eficácia dos detergentes.

O que podem provocar?
Os resíduos de fosfatos podem provocar náuseas, vómitos e irritação da pele. No entanto, o seu maior impacto é a nível ambiental, alterando profundamento os ecossistemas dos rios, por exemplo.

E se não puder evitar alguns destes ingredientes?


Procure detergentes com o menor número de ingredientes possível! Muitas marcas de detergentes não colocam os ingredientes todos no rótulo, porque não são obrigadas a isso. Pesquise na internet. Além disso, os perfumes e fragrâncias também podem ser inimigos da pele. Por isso, escolha detergentes sem perfume ou com fragrâncias obtidas a partir de óleos naturais.

Quer saber que ingredientes tem um detergente ecológico? Conheça os os nossos detergentes.

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos