Mas afinal... o que é uma vacina?

Mas afinal... o que é uma vacina?

O que é uma vacina?

Uma vacina é uma preparação derivada ou quimicamente semelhante a um agente infeccioso (microrganismo) que pode causar doença. Esta preparação é reconhecida pelo nosso sistema imunitário e provoca uma resposta como se tivéssemos realmente sido infectados pelo agente. 
Simplificando, as vacinas induzem o sistema imunitário a memorizar esta reposta e a produzir rapidamente anticorpos num infecção futura. Ou seja, caso formos infectados por determinado agente infeccioso e se estivermos previamente vacinados, o nosso sistema imunitário conseguirá combater com maior eficácia o agente e em alguns casos evitará mesmo a doença.

Que tipos de vacinas existem?

As vacinas podem conter microrganismos mortos ou algumas partes dos microrganismos que são suficientes para serem reconhecidas pelo sistema imunitário (vacinas mortas ou inactivas); outras contêm microorganismos vivos mas enfraquecidos e incapazes de causar doença (vacinas atenuadas); ou algumas usam formas inactivas de toxinas que os agentes infecciosos libertam e causam doença(toxoides).

As vacinas são seguras?

O fabrico de vacinas respeita normas internacionais rigorosas que dão garantia de segurança e boa tolerância.
Antes de serem introduzidas no mercado, as vacinas são sujeitas estudos, que em alguns casos, podem abranger milhares de voluntários humanos (saudáveis).

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos