VAMOS FALAR DE FRALDAS E COCÓ? Por Enf. Carmen Ferreira

VAMOS FALAR DE FRALDAS E COCÓ? Por Enf. Carmen Ferreira

VAMOS FALAR DE FRALDAS E COCÓ? Por Enf. Carmen Ferreira

Um hot topic no meu consultório e nas redes sociais… todos os dias respondo a estas questões importantes que os pais me fazem: “o meu bebé não evacua, o que fazer?” ou então “quais as melhores fraldas para a pele do meu bebé?”

Como escolher o tamanho?

O tamanho vai evoluir de acordo com o peso e estatura do seu bebé. Todas as gamas de fraldas têm essa referência na embalagem, como podem ver no exemplo da marca Muumi Baby:

 Tamanhos fraldas Muumi Baby

Também podem perceber se é para mudar o tamanho da fralda quando começar a ficar apertada na zona da coxa ou fugas de chichis e cocós persistentes.

Também é interessante perceber se a fralda tem indicador de humidade, que é aquela risquinha amarela à frente da fralda, que muda de cor quando o bebé faz chichi.

Quantidades:

Ora, em média os bebés fazem cerca de 6 a 8 chichis por dia (a partir dos 4/5 dias de vida). Os cocós variam de criança para criança e também do tipo de alimentação (se fazem leite artificial ou materno ou se já comem) mas é expectável cerca de 4 a 6 fraldas por dia. Posto isto, já podem fazer algumas contas (números aproximados):

 quantidades de fraldas gastas por dia

*Quantidades aproximadas.

E quando mudar a fralda?

As fraldas têm grande capacidade de absorção e aguentam bem 2 a 3 chichis, por isso não precisamos trocar logo a fralda ao primeiro chichi. Os cocós é que convém mudar assim que possivel, para manter a integridade da pele.  

Materiais das fraldas

Para a integridade da pele do bebé, é importante termos noção dos constituintes da fralda. Evite composições à base de cloro, fragâncias, aromas, glifosatos ou loções que possam irritar a pele do bebé. Pode também ter opções mais amigas do ambiente, feitas com materiais recicláveis ou até reutilizáveis, que são excelentes opções!   

estrutura de uma fralda muumi baby

Espero que esta informação vos tenha ajudado!

Este artigo foi escrito para a UMAH pela enfermeira Carmen Ferreira, autora do livro "Estamos Grávidos! E Agora? Da gravidez aos primeiros meses de vida: Um guia completo"

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos