QUANDO DAR O PRIMEIRO BANHO AO BEBÉ? Pela Enf. Carmen Ferreira

QUANDO DAR O PRIMEIRO BANHO AO BEBÉ? Pela Enf. Carmen Ferreira

O primeiro banho do bebé pode ser ainda na maternidade. Contudo, as recomendações gerais indicam que após o nascimento o ideal é esperar cerca de 24 horas para o primeiro banho, uma vez que o bebé nasce com uma camada protetora (vérnix) que deverá ser absorvida naturalmente, sem a retirarmos.

Por isso, o primeiro banho deve ser adiado o mais tarde possível, sendo no mínimo 12 horas...se o bebé estiver estável. Além disso, os bebés tendem a perder mais calor nos primeiros meses de vida, logo não convém expor o bebé demasiado tempo ao frio nas primeiras horas de vida, inclusive durante o banho, nesta fase imediatamente após o nascimento.

Também as bactérias que herdamos no parto, especialmente pela via vaginal, ajuda na construção da microbiota da criança...é quase como se fosse um exército de “bichinhos bons” que reforçam as defesas. E por isso, nos primeiros tempos é importante não retirar ou destruir esta barreira natural.

Quantas vezes deve o bebé tomar banho?

Quando chegarem a casa, o banho já pode ser mais espaçado do que na maternidade, pois na maternidade o objetivo é os pais aprenderem naqueles 2/3 dias com a supervisão dos enfermeiros. Então as orientações indicam que a frequência de 2/3 banhos por semana é suficiente na fase de recém-nascido. À medida que o bebé vai crescendo, podem modificar a frequência conforme a necessidade.

Claro que também devemos ser flexíveis e se tiverem um mega cocó podem aproveitar e dar banho, mesmo que não seja o dia oficial de dar banho. Mas não há uma obrigatoriedade de banho diário neste primeiro mês de vida, porém fica sempre ao vosso critério!

Para alguns bebés o banho pode ter um efeito bastante relaxante, mas para outros nem tanto. Logo, este fator também será determinante no horário do banho. Portanto, dependerá de bebé para bebé e também das rotinas dos pais.

Este artigo foi escrito para a UMAH pela enfermeira Carmen Ferreira, autora do livro "Estamos Grávidos! E Agora? Da gravidez aos primeiros meses de vida: Um guia completo"

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos